Converse com a gente ...

Equipe

domingo, 12 de novembro de 2023

“Tenho Fé” estreia nos cinemas dia 23 de novembro, no Mês da Consciência Negra

O documentário destaca artistas que celebram os Orixás e a ancestralidade em suas obras, além de reforçar a importância de se combater o racismo religioso

Por Assessoria

Foto: Alex Ribeiro
Arte: Lee Swain
A potência da presença afro-brasileira na criação artística do país é celebrada no documentário “Tenho Fé”, de Rian Córdova, que estreia no dia 23 de novembro, no mês da Consciência Negra. Produzido pela Pixys Produções e Lira Filmes (a mesma do premiado “Levante”), o documentário - que foi apresentado na 47º Mostra Internacional de Cinema de SP - acompanha a jornada de artistas que celebram os orixás e a ancestralidade em suas obras, a fim de propor uma reflexão sobre o universo de culturas afro-diaspóricas. Os temas transitam entre o sagrado e o ancestral, pondo em emergência cotidiana no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Com uma linguagem direta e simples, a produção é indicada para todos os públicos, independentemente de suas crenças. Assista ao trailer neste link.

Artistas e Personagens

De antropólogos, historiadores, profissionais do carnaval até sacerdotes, as encruzilhadas artísticas apresentam um amplo panorama da chamada “arte afro-brasileira”. Entre um vasto acervo de criadores e estudiosos, participam no documentário: o historiador Luiz Antônio Simas; os carnavalescos da GRES Grande Rio Leonardo Bora e Gabriel Haddad; a cantora Rita Benneditto; o dramaturgo Rodrigo França; o autor de quadrinhos Hugo Canuto; o estilista Beto Neves; o antropólogo e Babalorixá Rodney William; os professores e doutores Babalawò Ivanir dos Santos e Helena Theodoro; entre outros artistas.  As câmeras passeiam por palcos de teatros, shows, desfiles de moda, convenções de quadrinhos e até festas populares, como as festas de São Jorge e Iemanjá. O objetivo é entender de forma descomplicada a mitologia dos Orixás e, sobretudo, compreender questões que nos motivam, nos angustiam e nos movem.

Henrique Vieira
Foto Chico Cerchiaro
“O racismo mata em vida. E o racismo mata a vida” - Pastor Henrique Vieira

“Eu acredito cada vez mais em ancestralidade, e ancestralidade pra mim tem um nome:  orixá” - Rodrigo França

Hugo Canuto
Foto Divulgação
“É realmente desconstruir os preconceitos. Ou criar novas perspectivas, novos olhares sobre os orixás, sobre essa herança espiritual cultural africana, e principalmente honrar“  - Hugo Canuto

“A escravidão nos arrancou a realeza, mas os orixás nos devolveram” - Rodney William

Rita Benneditto
Foto Rogério Von Kruger
“Quero tentar com o meu trabalho que as pessoas realmente tenham consciência do que são” - Rita Benneditto

Inspiração e Motivação

Rian Córdova
“O filme é uma grande interseção de talentos artísticos. Nossas câmeras acompanharam a jornada de artistas movidos pela fé nos orixás e pela ancestralidade. Visitamos do desfile icônico de Exu da GRES Grande Rio até a presença de Orixás como heróis em convenções de HQs, para entender a importância da contribuição afro-brasileira na formação da identidade nacional. O filme é sobretudo, um manifesto contra o racismo religioso.” - afirma o diretor Rian Córdova. 

“Como mulher de terreiro, preta e periférica digo: ´Sinto, logo sou!´. O filme, Tenho Fé, proporcionou a representatividade explícita de minha vida sagrada como sempre sonhei. Nós falando de, e, sobre nós. Motumbá!” – diz Conceição Gomes, Curadoria de Conteúdo. 

Direção, Produção e Distribuição

O diretor, Rian Córdova, tem interesse especial em projetos ligados à representatividade e aos direitos humanos. Ele assinou a direção e o roteiro junto do também diretor e roteirista, Leonardo Menezes, o filme “Luana Muniz - Filha da Lua”, vencedor do Prêmio de Melhor Filme pela Escolha do Público no Mix Brasil 2017, Melhor Longa no Festival de Gênero e Sexualidade do Rio no Cinema 2017 e Melhor Longa para Documentário no DIGO 2018 (Goiás). E “Lorna Washington - Sobrevivendo a Supostas Perdas”, que ganhou Menção Honrosa no Festival de Gênero e Sexualidade do Rio no Cinema 2016 e foi selecionado para representar o Brasil como melhor DOC no Festival Internacional de Viña Del Mar 2017 - Lorna Washington que nos deixou recentemente.

A Pixys Produções Artísticas é uma produtora e distribuidora independente sediada em São Paulo. Atua em parceria com a Lira Filmes na distribuição, tendo lançado as obras O VERDE ESTÁ DO OUTRO LADO, de Daniel Rúbio, SEFARAD, de Luis Isamel, FAZ SOL LÁ SIM, de Claufe Rodrigues, DANÇAS NEGRAS, de João Nascimento e Firmino Pitanga, MENÁGE, de Luan Cardoso e O CIRCO VOLTOU de Paulo Caldas. Para 2023 prepara o lançamento das obras LO QUE QUEDA EM EL CAMIÑO e LUIS CARLINI – GUITARRISTA DE ROCK, de Luiz Carlos Lucena.

Desde 2011, a Lira Filmes, fundada por Juliana Lira, opera como Produtora Audiovisual em São Paulo. A partir de 2018, ampliou sua atuação ao tornar-se uma distribuidora independente com a chegada de Roberto Gonçalves de Lima. Seu primeiro lançamento comercial ocorreu em 2018 com o filme "Saudade", dirigido por Paulo Caldas.

Serviço

TENHO FÉ – estreia 23 de novembro nas salas:

São Paulo - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca e Cine Marquise

Rio de Janeiro - Espaço Itaú de Cinema - Botafogo

Porto Alegre - Espaço de Cinema Bourbon Country

Salvador - Circuito Sala de Arte – CineMAM e Cine Glauber Rocha

Brasília - Espaço Itaú de Cinema Brasília

Palmas - Cine Cultura – Fundação Cultural de Palmas

Poços de Caldas - Cine Ultravisão

Manaus - Casarão de Ideias

Ficha Técnica:

Produção Executiva: Rian Córdova, Juliana Lira e Roberto Gonçalves de Lima

Direção: Rian Córdova 

Roteiro: Rian Córdova

Montagem: Luísa Breda  

Direção de Fotografia: Alan Motta

Coordenação de Conteúdo e Produção: Conceição Gomes 

Motion Arts: Moreno Muniz

Produção: Pixys e Lira Filmes

Distribuição: Pixys e Lira Filmes

Duração: 80min

Faixa Indicativa: 12 anos

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=icd3RIgPx6A

Informações para a imprensa:

Andrea Pessôa - (21) 99155-1222 andreaccpessoa@gmail.com

Ana Fernandes - (21)  99979-6846 anacarolinafl82@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?