Converse com a gente ...

Equipe

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Novos Imortais na Academia Brasileira de Cultura

 Por Redação

Fotos Fábio Seabra

Na terça-feira última (14/11) foi realizada a cerimônia de posse como imortais treze novos membros na Academia Brasileira de Cultura (ABC) da Fundação Cesgranrio, no casarão da Fundação no Rio Comprido – RJ.

A ABC, presidida pelo Professor Carlos Alberto Serpa, nasceu em 2021 para fortalecer o setor cultural do país, unindo personalidades de várias áreas artísticas com o objetivo maior de promover o pensamento crítico e a defesa das artes, e da valorização da memória cultural brasileira.

O E aí presenciou tudo pelos olhos de Paulo Alcantara, Rogério Madruga e Fábio Seabra, e sobrou para mim (Conceição Gomes), a única que não pode comparecer, relatar as impressões deles. Estranho? Não! Pensamos que a conversa coletiva abre as mentes, e permite ver o mesmo assunto de pontos de vista diversos, e quem não estava presente assume a mesma posição que você, leitor, absorver a informação e vislumbrar o ato sem a emoção que pode inviabilizar a imparcialidade do fato.

Sonia Guajajara
Esse olhar individual, porém, coletivo, permitiu testemunhar o Brasil possível dos nossos sonhos impossíveis, onde duas representantes dos povos originários reconhecidas pelo Estado como Ministra dos Povos Indígenas e Secretária de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas (Seart), Sonia Guajajara e Juma Xipaia, respectivamente, tornar-se imortais.

Liniker e Professor Serpa
A constatação de que rótulos não são critérios para competência, talento e sabedoria – Liniker – os nossos mais calorosos aplausos para você! Uma artista multitalentosa e necessária. Luana Xavier, representatividade firmada e afirmada das religiões afro-brasileiras – Eparrey! Salve Boiadeiro!

E ainda (e contando) a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, da escritora Conceição Evaristo, de Alcione, Daniela Mercury, Glória Pires, Vanessa Giácomo, Viviane Mosé, José Luiz Ribeiro e Antenor Neto.

Novos membros da ABC com o Secretário
de Cultura da Cesgranrio, Leandro Bellini
Como disse Rogério Madruga, era o retrato do DNA do Brasil – multicolorido, diverso, plural, incluso – humano. Fábio Seabra ficou com as palavras da Ministra Sonia Guajajara repetindo na cabeça como em um loop infinito – “Além de fazer o reflorestamento precisamos fazer o ‘reflorestamente’, reflorestar, tornar a nossa mente mais saudável.”

Professor Serpa, Daniela Mercury e a
Ministra da Cultura Margareth Menezes
Paulo Alcantara se ligou no que disse Glória Pires, que “lutará para que os veículos de comunicação, mais precisamente as TVs, repassem os direitos autorais de imagem das reprises, essa remuneração ajudaria a muitos artistas que não estão atuando.” Eu que adoro o canal VIVA que tem em maioria na sua grade as reapresentações, vejo alguns artistas que simplesmente sumiram da grande mídia e acho que esse pagamento seria muito justo.

Por fim, foi uma noite memorável de inclusão, reparação, uma ode à CULTURA!

Axé! Evoé! Taupéicha! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?