Converse com a gente ...

Equipe

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

A Trinca de Damas do Carnaval Carioca

Por Conceição Gomes

Denise Pereira; Elizabeth Rodrigues e Cátia Calixto
Foto: Meri Teles
Nos últimos três anos muito se ouviu falar no Prêmio Machine no mundo do samba/carnaval, é uma premiação extraoficial (pra mim já deixou de ser extra, é oficial) dos bastidores do carnaval carioca. Idealizado e coordenado pela ‘Trinca de Damas’ (como carinhosamente as nomeei) Cátia Calixto, Denise Pinto Pereira e Elizabeth Rodrigues, o Prêmio Machine fincou raízes no carnaval e os galhos dessa frondosa árvore despontam no cenário cultural e social.

Característica marcante desta Trinca é Idealizar; Viabilizar e Concretizar. Totalmente ligadas aos acontecimentos sociais e culturais importantes na cidade, elas os incentivam e apoiam, principalmente quando tem um foco na inclusão.


 
 Fotos by Alexandre Calixto

Em setembro foi a terceira edição do Miss Brasil Cadeirante realizado na Cidade das Artes, idealizado e organizado por Lu Rufino (psicopedagoga, advogada e porta bandeira da Embaixadores da Alegria), o PMBCC (Prêmio Machine Bastidores do Carnaval Carioca) participou dando apoio na produção do evento.

Marias do Zé - Foto: E aí?!
A Trinca de Damas presente o ano todo no mundo do SAMBA e do CARNAVAL percebeu que após anos de entrega total ao samba e ao carnaval, a maioria dos sambistas não têm apoio e/ou assistência em sua velhice. Embaladas no desejo de auxiliar estes sambistas no período de aposentadoria e/ou doenças específicas da velhice, reuniram vinte mulheres para criar a A.C.A.S.A. – Associação Cultural e Assistencial ao Sambista.

Boteco Samba Clube
Foto: E aí?!
O corpo estrutural da ONG, das vinte guerreiras, tem no topo do fluxograma as já citadas: Denise Pinto Pereira como Presidente; Elizabeth Rodrigues como Vice-Presidente; e Cátia Calixto como Tesoureira. 
O samba no pé do Mestre Machine
Foto: E aí?!

Dentro da proposta e objetivo da instituição está explicitada a realização de atendimento psicológico, fisioterápico, lúdico e jurídico. Contudo, apenas intenção e boa vontade não são suficientes para cobrir os altos custos que o projeto necessitará, a começar pela legalização da A.C.A.S.A.

Para solucionar a questão, a Trinca realizou no último dia 20 a 1ª Feijoada do Prêmio Machine na quadra da GRES Difícil é o Nome em Pilares. Uma confraternização entre sambistas e amigos em que toda a arrecadação do evento foi convertida para a legalização da A.C.A.S.A.

O registro profissional de Marcelo Faria do Portal Sambrasil
Foto: E aí?!
Tarde memorável que contou com a presença das meninas do projeto Ginastas do Futuro, dos grupos Boteco Samba Clube e Marias do Zé, Marquinhos Diniz, os intérpretes Arthur Franco (Imperatriz Leopoldinense), Daniel Silva (Império da Tijuca), André do Banjo, Ronaldo Gomes (que está com álbum novo 'Sangue Quente' https://youtu.be/qsevdEUKCek), entre outros. 

Incansáveis quando o assunto é justiça para todos, a Trinca não descansou no dia seguinte da feijoada, se fez presente com o apoio de um coffee break no seminário ‘Axé e Carnaval – O Samba no Combate à Intolerância Religiosa’, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica. Debate de suma importância para os povos de terreiros e do samba, a ligação de ambos é embrionária, um não existe sem a participação histórica e fundamental do outro.
Foto: E aí?!

Lucas Bartolo; Renato Ferreira; Adriana Morais
Alice Alfinito e Vinicius Natal - Foto: E aí?!
Evento composto de personalidades do axé e das academias, academia de ensino e academia do samba: Adriana Morais (Advogada); Evelyn Bastos (Rainha da Bateria da Mangueira); Flavia Oliveira (Jornalista); Haroldo Costa (Escritor); Helena Theodoro (Escritora); Ivanir dos Santos (Babalawo); Luiz Antônio Simas (Escritor); Marcelo Reis (Produtor Cultural); Renato Ferreira (Advogado); Selminha Sorriso (Porta bandeira da Beija Flor); Vinicius Natal (Pesquisador da Grande Rio) entre outros.

Foto: lord_photon
E acreditem o ano apenas começou para estas guerreiras, se fosse jogar apostaria no poker + apuração das escolas de samba, uma mão poderosa de full house the three queens and two ten... assim sendo... Façam suas apostas senhores que as Damas estão no controle!


2 comentários:

  1. Muito bem elaborada a idéia. Pessoas que dedicam sua vida a arte e não tem reconhecimento e auxílio num futuro que todos nós estamos caminhando a chegar. Parabéns pela iniciativa e aguardem minha presença no próximo evento. É preciso amor pra poder pulsar... Então vamos amar, abraçar causas... Pulsar é viver.

    ResponderExcluir

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?