Converse com a gente ...

Equipe

terça-feira, 21 de março de 2023

Tambor, vai buscar quem mora longe!

Por Redação

Foto Divulgação

Todos conhecem o Prêmio Machine - Bastidores do Carnaval como uma premiação extraoficial que nasceu em 2016 com o perfil de premiar àqueles, que aos olhos de uma maioria são ilustres desconhecidos, passando pela passarela do samba anonimamente. Mas, ultimamente o Prêmio tem se inserido nas atividades sociais e culturais junto à comunidade do samba e carnaval carioca em todas suas vertentes.

Realizou Oficinas no ano passado, e agora, com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Especial de Integração Metropolitana, através do Projeto Integra Rio apresenta o espetáculo de dança cenográfica da Cia Cris Camargo & Os Donos da Rua – Tambor Vai Buscar Quem Mora LongeO espetáculo narra a trajetória dos sons que nasceram dos tambores nas senzalas e quilombos, atravessaram o Rio de Janeiro no pós-abolição, subiram morros, e se espalharam pela região portuária e periferias da cidade.

Tambor - instrumento sagrado, oriundo da África, veio com seus mistérios através do lamento sofrido dos escravizados presos em navios negreiros.

A cada sofrimento, a cada chibatada, seus cânticos e suas culturas eram lembrados pelo toque do tambor. Nos poucos momentos de lazer, era nesse instrumento que os escravizados desabafavam toda a sua dor, e ao mesmo tempo, se conectavam com o Sagrado.

Com magia e ancestralidade, invocavam e se conectavam com os orixás, para assim, agradecerem o privilégio da vida e pedir luz no caminho de volta ao Orùn daqueles que sucumbiram. Por isso esse instrumento é tão sagrado e cultuado até os dias de hoje em becos e favelas, morros e vielas.

Nós da Companhia de Dança Cris Camargo e Os Donos da Rua, através do tambor e em 04 atos (1º Ato: Jongo e Umbigada; 2º Ato: Lundu, Maxixe Corta Jaca e Tambor de Crioula; 3º Ato: Samba de Roda e Samba de Terreiro; 4º Ato: Samba de Malandro e Samba Enredo), viemos reverenciar e buscar toda essa essência na força dos Sambas de Terreiro.

Ficha Técnica

Bailarinos/Atores/Cantores:

Ana Gregório; Bruno Bezerra; Tina Camargo; Carlos Oxalá; Luciano Martins; Ha1000ton Justo; Flavinny Oliveira; Tatiane Amparo

Músicos:

Douglas Jorge percussão; Gil Vilela – violino; Kaio Ventura – percussão; João Sasmana - violão

Concepção, Direção Artística, de Movimento e Geral: Cris Camargo

Produção Geral e Narração: Paulo Alcantara

Assistente de Produção: Catia Calixto e Marileide dos Santos

Produtor Musical: Gil Vilela

Técnico de som/luz: Bit

Camareira: Maryanne Suth

Cabeleireiro e Maquiador: Equipe Ronegraça Estilos

Cenotécnico: Lino Salles e Alexandre Costa

Fotografia/Filmagem: Alexandre Calixto

Designer Gráfico: Daniel Luan

Assessoria de Imprensa: Conceição Gomes

Contador/Financeiro: Rogério Alves

Coordenação Geral: Catia Calixto

Realização: Prêmio Machine Produções Culturais Ltda 

Serviço

Tambor Vai Buscar Quem Mora Longe

Cia Cris Camargo & Os Donos da Rua

Concepção, Roteiro, Direção Artística, de Movimento e Geral: Cris Camargo

Produção Geral e Narração: Paulo Alcantara

Assistente de Produção: Catia Calixto

Produtor Musical: Gil Vilela

25 e 26 de março às 18h30min – 02 de abril (duas sessões) às 16h e às 19h30min – Quadra da GRES Rosa de Ouro - Rua Coelho Lisboa, 201 - Oswaldo Cruz.

Entrada Gratuita mediante distribuição de senha (distribuição de senhas a partir de 50 minutos antes do espetáculo)

Classificação Indicativa: 10 anos

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?