Converse com a gente ...

Equipe

sábado, 18 de março de 2023

Mostra OKAN MIMÓ

Por Redação

Fotos Maria Luiza

Fábio Seabra - Yemonjà
No Dia Internacional da Mulher - 08 de março – o artista Fábio Seabra homenageou o sagrado feminino através de sua arte, e o espaço multicultural KAZA 123 foi o cenário perfeito para abrigar e acolher sua primeira Mostra em uma noite de encontros, reencontros e celebração.

Lourenço Rodrigues - Odoyá
Amigos, família e convidados especiais tornaram a noite calorosa com uma energia vibrante carregada de ancestralidade. A decoração do paisagista Lourenço Rodrigues foi uma dobradinha perfeita com os quadros em canvas de Fábio Seabra.


O KAZA 123 que tem a atriz, Lica Oliveira, como uma das sócias, reúne e agrega diferentes experimentações de cultura e arte, na gastronomia com o Angurmê Culinária Afro-brasil; na literatura com a Kitabu – Livraria Negra; na moda com a Complexo B; e nos acessórios de moda como turbantes, bolsas, sapatos etc. de Andreia Brasis. Ou seja, um lugar que respira arte e cultura, principalmente a arte e cultura preta.

Lewá Mimó - Oxum

 

Cenas Afro-brasileiras são o contexto geral desta exposição que o artista traz através de suas experiências, e da profunda conexão com a espiritualidade e a arte. A alma de Fábio Seabra se reflete em cada criação que projeta, em síntese, este resgate ancestral africano.

Na Mostra OKAN MIMÓ (Consciência Sagrada), estão apresentadas algumas peças das três coleções que compõem a exposição, uma visão bem particular para dar forma, identidade e personalidade a cada divindade.

Ebun Mimó - Oyá

  • Na Coleção Lewá Mimó (Beleza Sagrada), baseada em rostos de Orixás, onde Fabio exalta a beleza que percebe nas divindades, denotando o sentimento e a postura de cada um através de seus olhares e expressões;
  • Na Coleção Ebun Mimó (Ferramentas/Armas Sagradas), ele se baseia nos elementos sagrados que cada Orixá tem como particularidade de sua ligação entre o etéreo e a terra;
  • Já na Coleção Urban Arts Mimó (Arte Urbana Sagrada), o artista traz uma versão em brochura digital e monocromática, dando um tom minimalista e mais moderno ao Orixá na visão do novo mundo.

Ebun Mimó - Nanà - Lica Oliveira
e Fábio Seabra
A estrutura e conceito de várias culturas africanas, em que a mulher tem a sua imagem e força enaltecida e endeusada como raiz e caule da frondosa árvore da vida, os frutos só são possíveis pela fecundação da tríade feminina – semente + terra + água. Assim, a data escolhida para além de reverenciar todas as mulheres independentemente de sua origem, conversa diretamente com as cenas africanas representadas e retratadas na exposição OKAN MIMÓ.

A Mostra fica até o dia 22 de março – de quarta a domingo – a partir das 18h no Centro Gastronômico e Cultural Kaza 123 – Rua Visconde de Abaeté, 123 – Vila Isabel.


https://www.okan-mimo.com.br/ 

 

 

3 comentários:

  1. Às vezes me entristece ver um território como o Brasil, tão rico de histórias ancestrais, não ter mais encontros como esse.

    Salve a cada pessoa envolvida por dar o devido brilho a nossa existência

    ResponderExcluir
  2. Thiago, querido!
    Muito obrigado por seu carinho.
    Estou te esperando por lá.
    Fico com a Mostra até o dia 22/03.
    Sua energia e seu axé fazem falta num momento como esse cheio de luz e com pessoas envolvidas, verdadeiramente, com a volorização da beleza e da história dos nossos ancestrais.
    Certamente, estou disposto a nos unirmos afim promovermos mais encontros como esse que celebra a arte e a cultura de maneira leve, conceitual e harmoniosa.
    Grande abraço para ti.
    Obs.: estou te esperando Kaza123, MESMO!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente brilhante essa sua proposta artística dos orixás. Encantada com teu talento, sensibilidade e respeito à cultura que te inspirou.
    Vc merece todo o sucesso do mundo
    Carina

    ResponderExcluir

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?