Converse com a gente ...

Equipe

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Mens Sana In Corpore Sano

Dra. Vanessa Reis - Nutricionista
Foto: Acervo Pessoal
O título desta postagem que significa ‘uma mente sã num corpo são’, é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida. Vivemos atualmente (mais do que nunca) em busca de uma vida mais saudável, diariamente somos bombardeados pela mídia com uma expressiva quantidade de dietas, shakes, tipos de alimentação e etc., tudo em nome da saúde mental e corporal.

Conversando com nossa amiga, Vanessa Reis, Nutricionista & Líder de Emagrecimento resolvemos abordar o assunto aqui para que voce, nosso fiel leitor, pense também em sua saúde. Dra. Vanessa segue o método científico Comportamental! E o que é Nutrição Comportamental?

É a parte da Nutrição que leva em consideração não apenas a comida, mas todo o comportamento do paciente relacionado a ela, pois apesar da grande quantidade de informações sobre alimentos e dietas, as pessoas continuam enxergando a comida como grande inimiga. A nutrição comportamental tem como objetivo mudar essa relação, fazendo com que as pessoas sintam prazer (e não culpa) em comer. Esse método considera os aspectos emocionais, fisiológicos e sociais da alimentação. A mudança de o comportamento alimentar proposta pelo método envolve estratégias de aconselhamento nutricional, técnicas do comer intuitivo, terapia cognitivo-comportamental, entrevistas motivacionais e táticas para comer com atenção plena.

Como o foco principal da nutrição comportamental é resgatar o prazer em comer, tornando a relação com o alimento mais saudável, a perda de peso não é tão imediata como acontece com algumas dietas. No entanto, isso está longe de significar que ela seja inexistente. Nessa prática, acontece uma abordagem defendendo a real importância de entender como se come e não o que se come. Ou seja, mostrar que o foco é entender as relações envolvidas no ato de se alimentar ao invés de apenas contar calorias. Onde se come, quando, com quem, qual o sentimento, quais as dificuldades: é esse tipo de autoconhecimento que deve ser estimulado e compreendido.

Não há restrições na nutrição comportamental. Afinal, estabelecer um vínculo saudável com a comida é uma excelente forma de começar a melhorar a alimentação em qualquer faixa etária. Pessoas que não conseguem colocar dietas em prática ou que não conseguem se organizar para estabelecer uma alimentação saudável costumam ter bons resultados com esse método, pois passam a compreender a sua relação com a comida, o que facilita a mudança.

E aí?! Que tal começar o ano conhecendo o que come e porque come?! Dra. Vanessa Reis atende nos endereços:

Espaço Terra Mater - Rua Barão de Guaratiba, 29 – Glória – RJ
Estética Ayo – Rua do Senado, 338 – Centro – RJ
Contatos: 21 98890-2236 / Facebook: @Vanessa Reis Nutricionista / Instagram: @vanessareis.nutri


Pesquisa/Fonte: www.nutrisoft.com.br

Um comentário:

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?