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quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ensaio Técnico - 23 e 24 de Janeiro

Sei que o título acima induz ao assunto carnaval, mas, antes de começar relatar o que vi neste fim de semana, preciso dizer duas coisas que aconteceram e achei ‘bafo’.
1º - O que foram os beijos dos meninos e das meninas no programa ‘Amor & Sexo’ da Fernanda Lima no sábado? LACROU!
2º - Uma integrante da Fan Page do Musical O Beijo No Asfalto,  https://www.facebook.com/obeijonoasfaltoomusical/?fref=ts entrou em contato conosco, lá do Paraná, pedindo se poderíamos publicar a apresentação e o discurso do ator, Claudio Lins, no Prêmio Cesgranrio de Teatro. Como já tínhamos editado o nosso vídeo, enviamos o material bruto da indicação para eles. Divulgaram e nos deram o devido crédito. Nada demais, né? Não... Muito Demais! Significa que esse país ainda tem jeito, ainda tem gente correta por aí. Valeu Priscila Trigo Martins!!!

1º Casal do Império Serrano - Raphaela Caboclo e Feliciano Jr
Foto: Cristiane Moraes
Agora sim, vamos ao finde carnavalesco. Confesso que um leve resfriado e o cansaço me impediram de ir à Sapucaí no sábado, mas o nosso querido Colaborador/Assessor de Imprensa/Estagiário de Jornalismo (e etc. e tal, risos), Phill Araújo, nos enviou suas impressões sobre o ensaio da Acadêmicos do Cubango; do Império Serrano e da Unidos de Padre Miguel.

Por Phill Araújo
“Noite de muita alegria e emoção. Sábado (23/01) foi uma noite de grande espetáculo... as três agremiações mostraram que vem com tudo . O ensaio técnico foi aberto pela Cubango com enredo: “UM BANHO DE MAR À FANTASIA”, a escola veio tecnicamente bem. O ponto máximo do desfile da Cubango foi a comissão de frente que deu um show de evolução e trabalho bem executado, e, como sempre o carinho e alegria do carnavalesco Cid Carvalho.
O Império Serrano veio com o enredo: “Silas Canta Serrinha”, a escola que tem como tradição a sua comunidade, pois a mesma fez valer essa tradição, veio pra Sapucaí com força total, mas deve observar seu canto, a escola deixou a desejar no quesito canto. O ponto máximo foi a ótima evolução do primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Feliciano Jr. e Raphaela Caboclo), e o carisma da Rainha de Bateria, Patrícia Chélida.
Unidos de Padre Miguel - Foto: Cristiane Moraes
Terminando a noite, a Unidos de Padre Miguel entrou na Sapucaí com força total, trazendo o enredo “O Quinto dos Infernos”, critica ao atual panorama político do país, onde a impunidade e a corrupção fazem mestrado e doutorado, sendo que o pré-escolar vem desde o Brasil - Colônia. Fez um ensaio digno de especial. A bateria do mestre Dinho como sempre, arrasou. Ponto a se observar é a saída da bateria do primeiro recuo, no ensaio criou-se um buraco. A escola veio forte, com bom canto, evolução maravilhosa e com várias alas coreografadas.”

Obrigado Phill!
Pelo seu texto parece que o sábado foi super tranqüilo, já no domingo... A segurança da

Abre Alas da Viradouro - Fotógrafo Pedro Mattos

Sapucaí estava barrando todo mundo, vários coleguinhas sofreram para entrar, e alguns não conseguiram. Diziam que o número elevado de credenciais falsas motivou algumas agremiações a reclamarem com a organização dos ensaios técnicos da Sapucaí, alegaram que o grande número de pessoas na pista estava atrapalhando os ensaios. Isso realmente é uma verdade, mas não motivo bastante para a Unidos da Tijuca atrasar seu ensaio por 01 hora e 10 minutos, a diretoria avisou pelo alto falante que não entraria enquanto tivesse pessoas na pista, inclusive, a Imprensa... Bom, entre mortos e feridos, salvaram-se todos!
O vermelho e branco da Unidos do Viradouro, pisou na avenida com força total, trazendo o enredo “O Alabê de Jerusalém: A Saga de Ogundana”. 
Abre parênteses. Lembro-me de ter assistido a esta Ópera no Theatro Municipal em 2005/06, não sei exatamente a data, mas lembro de ter saído de lá extasiada e apaixonada por Altay Veloso, musicista, compositor e cantor de uma sintonia tão fina, que é um absurdo ele não prover do mesmo prestígio e reconhecimento público de um Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e tantos outros grandes nomes da MPB, pelo menos fora do país ele têm esse merecido reconhecimento. Fecha parênteses.
Voltando ao enredo em questão, é um tema extenso, pela trajetória cigana e andarilha de Alabê, sua história perpassa por muitas cidades e contracena com muitos personagens diferentes, mas acredito que o carnavalesco Max Lopes consiga desenvolver esse enredo de forma enxuta e clara tanto para o público como para os jurados. Aos deuses africanos parece que Max e a Viradouro já agradou, durante a apresentação do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Marquinhos e Giovanna) passou sobre eles uma revoada de pássaros em forma de V, foi arrepiante! Acho que dá pra ver no nosso vídeo.
Haroldo Costa - Fotógrafo Pedro Mattos
Em seguida, quer dizer, muito tempo depois, veio a Unidos da Tijuca, com o enredo "Semeando Sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado", e foram muitos sorrisos, muito canto (o samba na ponta da língua) e muito samba no pé. Tijuca passou tecnicamente perfeita, o ator, escritor, produtor, sambista (e muito mais) Haroldo Costa, disse que o ensaio da Tijuca foi praticamente oficial, e que, se no desfile oficial ela repetir o mesmo feito ‘Vai dar trabalho!’ (sic)
Quem estava se acabando na ala de passistas na Tijuca, era Lucinha Nobre, parece que a irmã do cantor, Dudu Nobre, desistiu de ser porta-bandeira mesmo e caiu no samba como passista, é isso aí Lucinha, é vida que segue!
Falando em Lucinha Nobre, lembrei da Mocidade (última escola em que ela participou como porta-bandeira). O nosso Produtor Artístico, Rogério Madruga, estava comentando que este ano com a queda da torre de TV (aquilo era um desespero pra águia da Portela) a Mocidade, Portela e Beija-Flor virão com esculturas acima dos 12 metros, antes esta proeza só era possível em São Paulo, agora o Rio também contemplará essas esculturas enooorrmmeesss, dizem que o ‘Gulliver’ (alegoria da Portela) vem com 15 metros de altura. Seguindo o papo com o Rogério, ele me confidenciou que o estilista Henrique Filho (que, aliás, assina as fantasias de Sabrina Sato este ano, tanto no Rio como em São Paulo) criou uma ‘paradise’, se voce não sabe do que se trata... eu também não! (Risos). Rogério me explicou que a ‘ave do paraíso’ está em extinção, como se trata de uma ave com um mosaico das mais variadas, cores e nuances, formas e plumagens, imaginem o poder dessa plumagem no carnaval, enfim, está em extinção, logo, não se encontra para comprar, o Henrique então inventou sua própria ‘paradise’, espero poder ser apresentada a tal e quem sabe consigo fotografar para mostrar a vocês depois.
Comissão de Frente do Salgueiro - Fotógrafo Pedro Mattos
Terminando a noite de domingo, o Salgueiro botou os Malandros pra dançar, com o enredo “A Ópera dos Malandros” e todo mundo sambou, foi babadooo! Renato e Márcia Lage inspiraram-se na “A Ópera do Malandro” de Chico Buarque, e livremente construíram esse enredo pro Salgueiro. Sem palavras pra descrever a energia dos componentes e da bateria furiosa. E sua rainha, Viviane Araújo, como sempre arrasou em carisma e samba no pé. O que era Carlinhos do Salgueiro e sua
Viviane Araújo
Fotógrafo Pedro Mattos
ala de maculelê??? Fecharam a Sapucaí. Mas, como diz na sinopse do enredo: ‘Pois, a cada carnaval, ele renasce no coração de todo bamba. Afinal, malandro que é malandro 
nunca sai de cena…Vira samba!’

E foi isso meu povo, até a próxima e não deixem de assistir o vídeo no nosso canal do youtube https://youtu.be/Bxcby7JM-18


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