Converse com a gente ...

Equipe

domingo, 26 de abril de 2015

Salve Jorge!

          
São Jorge interpretado pelo ator Alexandre Machafer
Fotógrafo Pedro Mattos 
Dia 23 de abril, Igreja de São Gonçalo no Centro do Rio (muitos não sabem, mas a igreja é de São Gonçalo e não de São Jorge, a do santo guerreiro fica em Quintino, subúrbio carioca) uma multidão deixou a porta da igreja e arredores intransitável, era a festa do santo católico mais popular do Rio de Janeiro, mais até do que o santo padroeiro da cidade, São Sebastião. São Jorge para os cariocas é quase um parente, faz parte da vida familiar e cotidiana da maioria independente da religião, na Umbanda ele é Ogum, mas é a imagem católica do santo que ocupa os altares do culto de matriz afro-brasileira, diferentemente do candomblé, mas isso é outra história. Vamos voltar ao início do parágrafo, a multidão se acotovelava para assistir às missas, rezar, pagar promessas, pedir proteção e pela primeira vez assistir o Auto de São Jorge – O Santo Guerreiro, uma parceria entre a Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Fundação Cesgranrio, cabendo a primeira a Promoção e a segunda o Patrocínio.
D.Orani Tempesta e Carlos Alberto Serpa
Fotógrafo Pedro Mattos
Segundo Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio, que estava presente junto com Dom Orani João Tempesta (Cardeal e Arcebispo do Rio de Janeiro), a iniciativa tem o objetivo de melhor apresentar aos cariocas a cultura e a fé católica, e estimular a aproximação da Igreja Católica com o povo, por meio de manifestações culturais e religiosas, através de uma linguagem de fácil entendimento. A ideia do espetáculo, é que ele reforce o culto a esse histórico personagem da Igreja e resgate a fé dos católicos. E olha, o santo fez sua parte em relação ao resgate da fé, porque por volta das 16 horas começou uma chuva fina, que engrossou bem por volta das 17h, o que fez algumas pessoas comprarem capas, guarda-chuva e em alguns o pensamento de desistência, mas... às 18h iniciou o evento, o Coral Allegro, sob a regência do Maestro Ricardo Magno, subiu ao palco montado na Av.Presidente Vargas, esquina com a Praça da República, e com seu doce canto a chuva foi perdendo a força até que parou no exato momento em que começou o auto, encenado por quatorze artistas, alunos e ex-alunos da Oficina de Atores da Cesgranrio, e dirigido por Márcio Fonseca.
Coral Allegro - Fotógrafo Pedro Mattos

         Alternando momentos históricos da vida do santo, como sua conversão e morte. Apresentaram a história do jovem Jorge, capitão-general (por isso ele é o padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro) da Guarda do Império Romano, que desafiou o Imperador Diocleciano, o Imperador Dragão, que exigia de todos a sua volta que venerassem seus Deuses Romanos e a eles oferecessem sacrifícios. Jorge foi até o Imperador e disse não concordar com tal ordem e mais, declarou perante todos ser cristão, o imperador tentou dissuadi-lo de todas as formas, porque Jorge era um dos seus melhores Tribunos, primeiro ofereceu-lhe terras, dinheiro e escravos, depois o torturando de várias formas, mas como a fé em Cristo de Jorge não se abalava, causando com isso muitas conversões, Diocleciano mandou degolá-lo em 23 de abril de 303. A encenação teve uma abordagem em cima da realidade de jovens cariocas que vivem em comunidades, que buscam maneiras de fugir do preconceito e terem seus direitos de cidadania garantidos.
Imperador 'Dragão' e Família - Fotógrafo Pedro Mattos
Imperador Diocleciano interpretado
pelo ator Ricardo Soares

Fotógrafo Pedro Mattos


São Jorge sendo degolado
pelo Imperador Diocleciano

Fotógrafo Pedro Mattos

       














Foi um belo espetáculo, a tríade história/fé/realidade ficou clara e de fácil entendimento, sem falar na produção visual e artística que ficou de altíssimo nível, aliás, quem assina Adereços do espetáculo é o nosso amigo/colaborador, Rogério Madruga, já está se tornando figura permanente nas nossas matérias. Parabéns amigo, belíssimo e sensível trabalho! Os nossos parabéns e agradecimentos ao também nosso amigo/colaborador, Fotógrafo Pedro Mattos. Assistam ao vídeo da apresentação do Coral Allegro e do Auto de São Jorge na nossa página do facebook: https://www.facebook.com/ceicaogomes.blogspot.com.br/videos
Garoto Jorginho e Velho Guma - Interpretados por
José Vilaça e Flávio Back

Fotógrafo Pedro Mattos
Elenco sob aplausos do público
Fotógrafo Pedro Mattos


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? O que vc tem a dizer sobre isso?